Melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Europeias de Ciência Experimental (EOES 2024)

As Olimpíadas Europeias de Ciência Experimental (EOES) são olimpíadas científicas anuais para jovens da União Europeia com ênfase em competências nas disciplinas de biologia, física e química. Estas Olimpíadas privilegiam as competências experimentais, como o correto processamento da informação, a manipulação de equipamento, a execução experimental e a aquisição de dados, apesar de o conhecimento teórico ser também muito relevante. Portugal participa nesta competição desde 2009, com uma delegação de duas equipas de 3 alunos cada. As equipas que representam Portugal são selecionadas entre os alunos das 3 equipas melhor classificadas nas Olimpíadas Nacionais de Química Júnior e nas Olimpíadas de Física Escalão A e os 9 alunos melhor classificados na Olimpíada Nacional de Biologia que reúnam os requisitos de idade exigidos nesta competição.

A organização da participação portuguesa da EOES é assegurada conjuntamente pela Direção-Geral da Educação e pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos que indicam os mentores para cada uma das áreas.  Os mentores envolvidos dinamizam as sessões de preparação dos alunos e acompanham os mesmos na competição europeia.

A delegação portuguesa esteve presente no Luxemburgo de 7 a 14 de abril de 2024, tendo tido uma excelente prestação, conseguindo honrosos 4º e 9º lugar que correspondem a 1 medalha de ouro e outra de prata, sendo ainda o segundo melhor país, apenas ultrapassado pela Alemanha. O resultado dos alunos é um motivo de orgulho e o reflexo do muito empenho e trabalho de todos os envolvidos.

Da esquerda para a direita: Coordenadora - Catarina Ramos (DGE), Mentor Química - José Esperança (NOVA FCT), Afonso Benevides (Escola Secundária Domingos Rebelo, Açores), Matilde Augusto (Escola Secundária Alves Martins, Viseu), Tomás Faria (Colégio Moderno, Lisboa), Gabriela Silva (Colégio Moderno, Lisboa), Rodrigo Marques (Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda), Pedro Silva (Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu), Mentor Física – João Cruz (NOVA FCT) e Mentor Biologia – Pedro Oliveira (Ordem dos Biólogos).

Publicado/editado: 16/04/2024