Simone Pinto, estudante do 12º ano, conquistou medalha de bronze na 56ª edição da Olimpíada Internacional de Química (IChO), decorrida em Riade, Arábia Saudita, entre os dias 21 e 30 de julho. Rodrigo Marques, também do 12º ano, ganhou menção honrosa.
A IChO é a maior competição internacional de Química que envolve os melhores estudantes do mundo, cerca de 330 de quase 90 nações. Neste evento, estudantes de nível secundário aplicam os seus conhecimentos numa prova exigente com dois exames de 5 horas — um práctico e um teórico. Os tópicos excedem o programa do Ensino Secundário, o que requer uma preparação anual promovida pela Sociedade Portuguesa de Química.
A delegação portuguesa foi constituída por Afonso Benevides (Escola Secundária Domingos Rebelo), Miguel Marques (Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto), Rodrigo Marques (Escola Secundária Adolfo Portela) e Simone Pinto (Colégio Luso-Francês). Estes alunos foram seleccionados através de competições dinamizadas pela Sociedade Portuguesa de Química: as Olimpíadas de Química+ e a Prova Nacional de Química2+. Foram acompanhados pelos mentores João Pereira e Vasco Batista.
Portugal iguala assim o seu melhor resultado de sempre. Nestas preparações, estiveram envolvidos Alzira Rebelo, Avelino Silva, João Pereira, Ricardo Santos, Vasco Batista, Diana Pinto e Maria do Amparo Faustino.
A organização procura continuar esta série de bons resultados, encontrando-se a preparar agora a participação na 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Química, a decorrer na Costa Rica.