Prova Nacional de Química2+

 

Sob a égide da Sociedade Portuguesa de Química

Disposições gerais

  1. A "Prova Nacional de Química Dois Mais", designada preferencialmente por “Prova Nacional de Química2+”(PNQ2+), é um concurso de resolução de problemas teóricos de química, dirigidos aos alunos dos 10º e 11º anos do ensino secundário português e organizado pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ).
  2. A PNQ2+ é concebida como meio de recrutamento para as Preparações para as competições na Olimpíada Internacional de Química e na Olimpíada Ibero-Americana de Química (coletivamente designadas por Olimpíadas Internacionais). Este recrutamento funciona paralelamente àquele pelas Olimpíadas de Química(OQ+).
  3. O objetivo da PNQ2+ é garantir a contínua representatividade e competitividade de Portugal nas várias competições internacionais de Química através dos seguintes objetivos instrumentais:
    1. prevenir que a capacidade da Escolas ou alunos de participar nas OQ+ seja um fator limitante do acesso dos alunos às Preparações;
    2. permitir uma participação mais prolongada nas Preparações;
    3. promover maior diversidade de experiências e talentos pessoais nas Preparações.

Participação

  1. Podem concorrer todos os alunos que, à data da realização da PNQ2+, frequentem os 10º e 11º anos de escolaridade, em Portugal. Não existe qualquer tipo de restrição no número de participantes, por região, por escola ou por ano.
  2. Os alunos participam a título individual, completamente independente da sua escola.
    1. Isto não exclui a possibilidade de cooperação entre escola e aluno para facilitar a realização da prova (por exemplo: fornecimento de computador, sala adequada à prova). Esta cooperação deverá ser anunciada à SPQ no formulário de inscrição.

Estrutura da PNQ2+

  1. A PNQ2+ consiste numa única prova teórica realizada simultaneamente em Portugal inteiro, em plataforma digital e vigiada remotamente (sem gravação).
    1. É exigida a instrumentação necessária da parte do aluno para a comunicação audiovisual ininterrupta entre os participantes e vigilantes.
  2. Antes do início da prova, a sua duração será estipulada e anunciada cumprindo os seguintes limites: não inferior a noventa minutos e não superior a cento e oitenta minutos, sem lugar a tolerâncias.
  1. A prova é desenhada para ser mais exigente que a da OQ+; os conteúdos temáticos da PNQ2+ poderão incluir, não excluindo outros, tópicos lecionados até ao 12º ano na área da Química. A resolução de problemas da PNQ2+poderá exigir:
    1. a aplicação de conhecimentos gerais de Química a situações não consideradas explicitamente no programa do Ensino Secundário;
    2. assuntos que não constem do programa acima mencionado, desde que sejam fornecidas informações adicionais e contextualização suficientes para a sua resolução.
  2. É permitido o uso de folhas de rascunho e calculadora durante a PNQ2+.
  3. As respostas são todas submetidas e avaliadas digitalmente.
  4. A PNQ2+ é coordenada pelo Coordenador das Olimpíadas de Química, nomeado pela Direção da SPQ.

Organização da PNQ2+

 

  1. O Coordenador é coadjuvado nas suas funções por uma Comissão Organizadora a que preside e que inclui o Júri de Provas.
  2. O Júri de Provas é constituído por docentes ou outros membros da comunidade académica com formação superior na área de Química convidados pelo Coordenador.
    1. O Júri de Provas tem a função de elaborar as questões que serão apresentadas aos alunos, assim como proceder à implementação da PNQ2+ na plataforma escolhida para a sua realização.
    2. Depois de realizada a PNQ2+, o Júri de Provas certificar-se-á da conformidade da avaliação das respostas e definirá a seriação final dos participantes.
  3. Conforme a distribuição de resultados, o Coordenador definirá a nota mínima que demarque os convidados paras as Preparações.
    1. A SPQ reserva o direito de convidar até 10 alunos para as Preparações (podendo ser convidados mais em casos excecionais como o de desistência de outros participantes).
  4. A organização da PNQ2+ anunciará os selecionados no prazo de dez dias úteis após a realização da prova.
    1. Sendo objetivo instrumental da PNQ2+ a seriação (e não a avaliação) de alunos para posterior seleção, não serão divulgadas as notas dos participantes.
  5. Todos os participantes receberão um diploma de participação em formato digital.

Disposições finais

  1. Uma vez fixada a data da PNQ2+, esta será divulgada através dos contactos escolares e dos Sócios da SPQ.
  2. Os alunos inscrever-se-ão até 5 dias antes da data fixada para realização da PNQ2+, através do formulário eletrónico divulgado.
  3. Será exigida ao aluno a correção de qualquer dado submetido erroneamente e a comunicação atempada de qualquer problema em usar as plataformas necessárias para a realização da PNQ2+ sob pena de impedimento da participação do aluno.
    1. A SPQ não se responsabiliza por qualquer problema informático que impeça a participação do aluno.
    2. A SPQ coíbe-se de resolver qualquer problema que advenha do não cumprimento de regras ou instruções fornecidas ao estudante.
  4. Qualquer questão resultante de omissão ou dúvidas de interpretação do presente regulamento será resolvida pela Comissão Organizadora, que consultará o Coordenador da Olimpíadas, em 1ª instância e pela Direção da SPQ em 2ª instância.
  5. Futuras alterações a este Regulamento serão deliberadas pela Direção da SPQ.
  6. Em tudo o que estiver omisso no presente Regulamento e qualquer conflito, compete a sua resolução à Comissão Organizadora em 1ª instância, e à Direcção da SPQ em 2ª instância, não sendo a sua decisão passível de recurso.
  7.  

Novas datas

Candidaturas aceites até 21 de novembro - 20H.
Prova decorre a 25 de novembro - 15:00 GMT - Duração: 2 horas.