A IChO é a maior competição internacional de Química que envolve cerca de 350 estudantes de mais de 87 países. Neste evento, estudantes de nível secundário de todo o mundo aplicam os seus conhecimentos numa prova exigente que consiste em dois exames de 5 horas — um práctico e um teórico. Os tópicos excedem o programa do Ensino Secundário, o que requer uma preparação anual promovida pela Sociedade Portuguesa de Química.
A delegação portuguesa foi constituída por Ana Armada (Colégio Dom Diogo de Sousa), Miguel Gomes (Escola Secundária Lima-de-Faria), Simone Pinto (Colégio Luso-Francês) e Tiago Sousa (Escola Secundária São João do Estoril), seleccionados através das Olimpíadas de Química. Foram acompanhados pelos mentores Dr. Vasco Batista e João Pereira.
Portugal atinge este ano o melhor resultado de sempre, o que só foi possível com o apoio da Universidade de Aveiro e do Colégio Internato dos Carvalhos. Nestas preparações, estiveram envolvidos a Professora Alzira Rebelo, Professor Avelino Silva, Dr. Carlos Silva, João Pereira, Ricardo Santos, Vasco Batista, Professora Diana Pinto e Professora Maria do Amparo Faustino.
A organização procura continuar esta série de bons resultados, encontrando-se a preparar agora a participação na 27ª Olimpíada Ibero-Americana de Química (Equador) e na 56ª IChO (Arábia Saudita).